Problemas elétricos comuns em carros. Saiba quais são.

Diferente do que muitos pensam, mesmo que um carro não seja elétrico, ele depende de energia para funcionar. O motor, por exemplo, precisa de energia para rodar. Por esse motivo, defeitos relacionados à eletricidade também são comuns e possíveis de acontecer. 

 

Pensando nisso, hoje preparamos uma lista com alguns problemas comuns que o sistema elétrico do seu carro pode apresentar. Fique de olho e saiba o que fazer em cada uma dessas situações.

 

Bateria fraca

 

Quando a luz da bateria não acender, muito provavelmente, será um defeito no alternador. Se essa luz estiver acesa é para simbolizar que a bateria não está sendo carregada como deveria e que, por falta de energia, o veículo pode parar a qualquer momento. Verificar o estado da bateria é fundamental para evitar problemas maiores. Afinal, pequenos defeitos podem indicar problemas na parte elétrica. 

 

Lanterna traseira piscando

 

Você conhece o “efeito fantasma”? É quando , ao pisar no freio, as luzes da lanterna piscam mais rápido e com menos intensidade. O motivo para isso é a falta de aterramento e pode ser considerado um problema elétrico comum. Uma simples inspeção pode ser o suficiente para encontrar a fonte do problema e resolvê-la. 

 

Luz de injeção acendendo

 

Também é um problema comum e que, na maioria das vezes, não é difícil de resolver. O único problema é que, normalmente, é trocada apenas uma peça e, logo depois, a luz de injeção continua acendendo. É preciso fazer uma revisão completa e descobrir se mais algum componente do veículo está acusando defeito, como o sensor de rotação, catalisador ou até mesmo o combustível. Em uma manutenção completa, o indicado é observar com cautela as velas e cabos e, se for preciso, trocá-los. 

 

Seta que não funciona

 

Se a seta parar de funcionar, mas o alerta ainda continuar funcionando, provavelmente, o problema não é a relé de seta. Para descobrir isso, você pode seguir a seguinte dica: ligue a chave do carro, dê a seta e mexa a tecla do alerta sem precisar acioná-lo. Se a seta piscar, então o defeito está na tecla de alerta. 

 

Esse foi um breve resumo de alguns defeitos elétricos que podem aparecer no carro. Lembre-se: a melhor prevenção para evitar esses problemas é fazer a manutenção e revisão regularmente do veículo. 

 

Curtiu a dica? Siga-nos no instagram @sosbateria para ficar por dentro de mais conteúdos como esse.